•
Fluidos – Domain
Para começar é preciso que existam alguns objetos, sendo os principais o chamado Domain (local onde ocorrerá a simulação) e o Fluid (fluido).
Neste tutorial utilizarei 2 objetos simples. O Domain será um cubo, você pode utilizar o que já vem com o Blender ou criar um novo (Add>Mesh>Cube).
Esse será o Domain, agora precisamos criar o fluido. Você pode escolher qual objeto será o fluido, eu utilizarei um retângulo.
Faça o seguinte: duplique o cubo (Shift+D) e em seguida entre no Edit Mode (TAB). Então selecione os vértices de alguma face lateral e puxe-os até formar um retângulo + ou – fino.
Physics
Feito isso terminamos a parte de modelagem. Volte para o Object Mode (TAB) para configuramos a simulação. Vá para o painel Object (F7) e provavelmente você estará no menu Object buttons , mude para o Physics buttons .Na aba Fluid Simulation (ultima aba) clique em Enable para ativar a simulação. Com o cubo selecionado defina que este objeto será o Domain.
Faça o mesmo com o retangulo, selecione-o e clique em Enable, mas desta vez ao invés de colocar como Domain defina-o como Fluid. Não vamos configurar o fluido por equanto.
No Domain estão as opção mais importantes, por isso, vamos entender para que cada opção serve.
Resolution: a opção Resolution é, como o nome já diz, a resolução da simulação. É uma das partes mais importantes das configurações. Por padrão ela está como 50, quanto maior o valor melhor será a qualidade, mas a simulação ficará pesada. Veja as diferenças entre as configurações:
Resolution: 10
Resolution: 20
Resolution: 60
Os valores do Preview-Res não alteram o resultado final.End time/Start time: Essas opções definem em qual frame a simulação começará/terminará.
Essas são as principais opção chamadas standard domain options. Ainda temos mais opções no chamado advanced domain options. Para acessá-las basta clicar no botão identificado com Ad:
Agora temos acesso a mais opções!
Gravity: é nada mais nada menos que a gravidade. Como padrão ela está regulada apenas no eixo Z (para baixo) mas mudando os valores você pode alterar o ponto de gravidade.
Realworld-size: “é o tamanho do mundo”. Basicamente ele altera a velocidade da simulação. Essa opção é utilizada para definir o tamanho das coisas, por exemplo, uma simulação de fluidos em uma maquete de uma cidade ocorrerá de forma diferente do que uma simulação em uma cidade em escala real. Esse valor é que define esse tamanho.
Compressibility: mudando o valor do Compressibility é possivel reduzir o tempo de calculo da simulação, mas a qualidade será menor, apesar dos resultados não variarem muito em questão de qualidade. Veja as diferenças entre as configurações:Compressibility: 0.001
Compressibility: 0.1
Podemos acessar ainda mais opções, chamadas boundary domain options.
Noslip/Part/Free: define se o fluido irá “grudar” na borda do Domain. Por exemplo a água, ela quase não tem aderência com o objeto no qual ela está. Já um liquido mais pastoso grudará nas bordas. O Noslip faz com o liquido se relacione com as bordas do Domain. O Part também, mas menos, em torno de 50%. E o Free faz com que o liquido não se relacione com bordas do Domain. Veja as diferenças entre as configurações:Noslip
Part
Free
Estas são as configurações básicas do Domain para o Fluid Simulation funcionar.