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ste tutorial ensina como criar um objeto emissor de partículas, técnicas básicas de animação, como fazer um material do tipo Halo, como modificar e animar as propriedades de uma material.
Para trabalhar melhor eu dividi a interface do Blender em 2 partes, uma é 3d View e a outra o IPO Curve Editor, ele servira para acompanhar nosso trabalho de animação. As imagens estão em tamanho pequeno para não carregar a página, clique nelas para ampliar.
Delete o cubo e a câmera que ja vem padronizados com o Blender e adicione, na visão superior (Numpad 7), um circulo de 6 vertices.
Agora mude para o Object Mode (Tab) e vá para o menu Object (F7). Logo em seguida clique em Physics Buttons e ative a aba Particles, clicando em New.
Configure desta forma: Amount: 10000 (número de partículas), Life: 100.0 (tempo de duração das partículas) e ative a Opção Vect. Depois na aba Particle Motion altere o normal para Normal: 0.140 (distancia das partículas). (Dependendo das opções a animação vai ficar diferente, altere os valores para ficar da forma que você deseja)
Fazendo isto, tenha certeza de que está no Frame 1, se não estiver volte pressionando a tecla para baixo da setas. Agora na 3d View pressione a tecla I e selecione LocRotScale.
Quando você clicar no botão linhas irão aparecer no IPO Curve Editor, por lá você poderá aconpanhar os movimentos de nossa animação eeditar se algo sair errado clicando a tecla K.
Na visão do topo, adicione uma nova câmera e para que ela se torne padrão selecione-a e pressione Ctrl+O. Pronto, agora mova ela para cima para que fique “olhando” para o circulo:
Avançe para o Frame 21, selecione novamente seu circulo e aperte a tecla R, rode cerca de -100º. Logo depois pressione I e novamente selecione LocRotScale. Isso serve para que os movimentos que você fez fiquem gravado na animação.
Depois que você clicar verá seu objeto já tomando a devida forma! Para ver como sua animação está ficando precione Alt+A. Você pode observar na figura abaixo:
Avance mais 20 Frames, e gire (R) seu circulo mais uns 100º, para retornar a posição inicial. Novamente pressione I e selecione a opção LocRotScale.
Avançe novamente 20 Frames. Vá agora para a visão Frontal (Numpad 1) e levante (G) nosso circulo para depois girá-lo (R) cerca de 90º. Logo após adicione o mesmo frame de antes, I, LocRotScale. (Você pode fazer a animação da forma que quiser, isso é apenas um exemplo)
Agora vá para Frame 81, rotacione (R) nosso circulo em 180º e adicione um novo frame como antes: I, LocRotScale.
De vez para o ultimo frame, o 100, rotacione o circulo em 90º, move-o para baixo até a sua altura de começo e novamente adicione um novo frame I, LocRotScale. Pronto agora é a questão de efeitos e coloração em geral.
Volte para o frame 1. Clique no menu de materiais e adicione um novo material para o nosso circulo, pois essa será a fase de efeitos.
Bom, agora temos que configurar nosso material dessa forma: 1º mude sua cor para vermelho e ative a opção Halo. Agora vá para a aba Shader e diminua o HaloSize para o.200, o Hard e Add aumente até o máximo. Diminua a barra Alpha (Abreviada pela sigla A) para cerca 0.380.
Para que este valores se alterem durante o decorrer de nossa animação, assim como no circulo, aqui também precisamos adicionar os frames. Com mouse sobre qualquer menu, pressione I, 3 vezes e acada vez selecione os seguintes tipos, RGB, Alpha e Halo Size:
Agora vamos fazer um processo bem divertido, vá para o frame 21 e mude a cor do material para um amarelo e adicione um frame RGB, pois apenas trocamos a cor. Agora avance mais 20 frames e troque novamente a cor. Adicione um novo frame RGB, mas se você quiser mudar tambem o Alpha, ou o Halo Size, basta adicionar também o frame do respectivo tipo.
Depois, de ter avançados todos frames até o 100 e ir mudando a cor de acordo com que você queria. Chegamos na etapa final! Mude a cor do fundo para preto no menu World Buttons:
Não esqueça de mudar o foramto da rendiração para um formato de video no painel Screne (F10). Pronto, agora é só renderizar a animação!
Este tutorial foi baseado neste vídeo tutorial feito pelo artista Colin Levy.
Espero que seja útil para todos, se tiverem duvidas ou sugestões basta deixar um comentário. Bons estudos!