Posts

Show de Particulas

Por [D]ark, postado dia
• Show de Particulas

ste tutorial ensina como criar um objeto emissor de partículas, técnicas básicas de animação, como fazer um material do tipo Halo, como modificar e animar as propriedades de uma material.
Para trabalhar melhor eu dividi a interface do Blender em 2 partes, uma é 3d View e a outra o IPO Curve Editor, ele servira para acompanhar nosso trabalho de animação. As imagens estão em tamanho pequeno para não carregar a página, clique nelas para ampliar.

Delete o cubo e a câmera que ja vem padronizados com o Blender e adicione, na visão superior (Numpad 7), um circulo de 6 vertices.

Agora mude para o Object Mode (Tab) e vá para o menu Object (F7). Logo em seguida clique em Physics Buttons e ative a aba Particles, clicando em New.

Configure desta forma: Amount: 10000 (número de partículas), Life: 100.0 (tempo de duração das partículas) e ative a Opção Vect. Depois na aba Particle Motion altere o normal para Normal: 0.140 (distancia das partículas). (Dependendo das opções a animação vai ficar diferente, altere os valores para ficar da forma que você deseja)
4.jpg
Fazendo isto, tenha certeza de que está no Frame 1, se não estiver volte pressionando a tecla para baixo da setas. Agora na 3d View pressione a tecla I e selecione LocRotScale.
5.jpg
Quando você clicar no botão linhas irão aparecer no IPO Curve Editor, por lá você poderá aconpanhar os movimentos de nossa animação eeditar se algo sair errado clicando a tecla K.
61.jpg
Na visão do topo, adicione uma nova câmera e para que ela se torne padrão selecione-a e pressione Ctrl+O. Pronto, agora mova ela para cima para que fique “olhando” para o circulo:
7.jpg
Avançe para o Frame 21, selecione novamente seu circulo e aperte a tecla R, rode cerca de -100º. Logo depois pressione I e novamente selecione LocRotScale. Isso serve para que os movimentos que você fez fiquem gravado na animação.
8.jpg
Depois que você clicar verá seu objeto já tomando a devida forma! Para ver como sua animação está ficando precione Alt+A. Você pode observar na figura abaixo:
9.jpg
Avance mais 20 Frames, e gire (R) seu circulo mais uns 100º, para retornar a posição inicial. Novamente pressione I e selecione a opção LocRotScale.
10.jpg
Avançe novamente 20 Frames. Vá agora para a visão Frontal (Numpad 1) e levante (G) nosso circulo para depois girá-lo (R) cerca de 90º. Logo após adicione o mesmo frame de antes, I, LocRotScale. (Você pode fazer a animação da forma que quiser, isso é apenas um exemplo)
11.jpg
Agora vá para Frame 81, rotacione (R) nosso circulo em 180º e adicione um novo frame como antes: I, LocRotScale.
121.jpg
De vez para o ultimo frame, o 100, rotacione o circulo em 90º, move-o para baixo até a sua altura de começo e novamente adicione um novo frame I, LocRotScale. Pronto agora é a questão de efeitos e coloração em geral.
13.jpg
Volte para o frame 1. Clique no menu de materiais e adicione um novo material para o nosso circulo, pois essa será a fase de efeitos.
14.jpg
Bom, agora temos que configurar nosso material dessa forma: 1º mude sua cor para vermelho e ative a opção Halo. Agora vá para a aba Shader e diminua o HaloSize para o.200, o Hard e Add aumente até o máximo. Diminua a barra Alpha (Abreviada pela sigla A) para cerca 0.380.
15.jpg
Para que este valores se alterem durante o decorrer de nossa animação, assim como no circulo, aqui também precisamos adicionar os frames. Com mouse sobre qualquer menu, pressione I, 3 vezes e acada vez selecione os seguintes tipos, RGB, Alpha e Halo Size:
16.jpg
Agora vamos fazer um processo bem divertido, vá para o frame 21 e mude a cor do material para um amarelo e adicione um frame RGB, pois apenas trocamos a cor.
17.jpg
Agora avance mais 20 frames e troque novamente a cor. Adicione um novo frame RGB, mas se você quiser mudar tambem o Alpha, ou o Halo Size, basta adicionar também o frame do respectivo tipo.
18.jpg
Depois, de ter avançados todos frames até o 100 e ir mudando a cor de acordo com que você queria. Chegamos na etapa final! Mude a cor do fundo para preto no menu World Buttons:
19.jpg
Não esqueça de mudar o foramto da rendiração para um formato de video no painel Screne (F10). Pronto, agora é só renderizar a animação!
Este tutorial foi baseado neste vídeo tutorial feito pelo artista Colin Levy.
Espero que seja útil para todos, se tiverem duvidas ou sugestões basta deixar um comentário. Bons estudos!