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Tutorial:Particulas (Cabelo)

Por [D]ark, postado dia
• Tutorial:Particulas (Cabelo)

Para começar adicione um esfera, nela serão colocadas as partículas. Add+Mesh+UV sphere.

wand.png Partículas

Agora vamos as particulas!
Presione F7 para ir ao menu Object e clique no botão Particle buttons para encontrar a aba chamada Particle System. Nela clique em Add New para criarmos um novo sistema de partículas.
Com o sistema ativado precisamos mudar o tipo de partículas, para isso
mude a opção Type de Emitter para Hair.
Então, na mesma aba, mude o número de partículas de 1.000 para 30.000 alterando o valor da opção Amount.
Na aba ao lado (Physics) vamos fazer as partículas surgirem. Mude o valor de Normal para 0.100 (tamanho), e de Random para 0.020.
Já é possível visualizar pêlos em nossa esfera. Mas ele ainda não está com a aparência desejada, portanto, faça as seguintes modificações: mude o valor de AccZ para -0.04 (com isso os pêlos ficarão caídos) e o de Brown para 0.05 (com isso os pêlos ficarão distorcidos).
Agora as configurações das partículas estão finá lizadas. Claro que existem muito mais opções, mas estas são as básicas.
Você pode ainda aumentar a qualidade das partículas, ou seja, o número de subdivisões que cada fio terá. Na aba ao lado (Visualization) existem 2 opções para alterar a qualidade das partículas. A primeira é a Steps, que aumenta/diminui as subdivisões das partículas nas visualização na 3D View. E a segunda é a Render, que, como o nome já diz, altera a qualidade das partículas na renderização. Portanto, você pode deixar o valor da opção Steps baixo (para não ficar pesada a visualização do objeto) que o resultado final (opção Render) não será influenciado.

color_wheel.png Materiais

Pressione F5 para ir ao painel Shading e clique na bolinha vermelha para entrar no menu Materials buttons, caso você não esteja nele. Adicione um novo material clicando um Add New na aba Links and Pipeline.
Então, na aba Material, mude a cor do material para marrom e coloque a opção Alpha, identificada com A, no valor 0.
Na aba ao lado (Links and Pipeline) ative a opção ZTransp para criar transparência no pêlo (com isso o pêlo ficará suave)
Então clique no botão Strands para abrir um menu. Configure o menu como mostra a imagem:
Pressione F6 para ir ao menu Texture buttons . Na aba Texture clique em Add New para adicionar uma nova textura.
Após adicionar a nova textura escolha que ela será do tipo Blend.
Então clique na aba Colors (ao lado) e ative o botão Colorband. Assim uma barra de gradient surgirá, esta barra deve ser configurada desta forma:
A textura já está criada, basta configurá-la agora. Para isso, volte ao menu Material buttons e na aba Map Input clique na opção Strand.
E para finalizar, na aba ao lado (Map To) destive a opção Col e ative a opção Alpha.
Pronto, a bola já está com pêlos bem macios. Lembrando que você pode alterar as configurações de acordo com suas necessidades, claro!